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CARACTERÍSTICAS PSICOSSOCIAIS DO CONTATO INICIAL COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA / CARACTERÍSTICAS PSICOSOCIALES DEL CONTACTO INICIAL CON ALUMNOS CON DEFICIENCIA / PSYCHOSOCIAL CHARACTERISTICS OF THE INICIAL CONTACT WITH STUDENTS WITH DISABILITIES

Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de; Guimarães, Andrea Carmen; Rocha, Giselle Barreto Diniz; Souto, Jéssica Faria; Santos, Larissa Medeiros Marinho dos.
Psicol. soc. (online); 27(1): 211-220, Jan-Apr/2015.
Artigo em Português | Index Psicologia - Periódicos técnico-científicos | ID: psi-62801
Este estudo teve por objetivo identificar as características psicossociais do processo de formação de professores, especificamente do contato inicial com práticas de ensino junto a alunos com deficiência. Participaram da pesquisa 70 universitários de licenciatura de Educação Física. Foram realizadas observações, entrevistas em grupo e análise documental. A partir da análise de conteúdo, os dados indicaram três características psicossociais desse processo atribuição de origem social às dificuldades vivenciadas na relação; presença de forte mobilização subjetiva; e necessidade de mediação para lidar com a percepção de desequilíbrio entre o conhecimento prévio e a realidade de trabalho. A pesquisa revelou a necessidade de os universitários discutirem a questão da deficiência e deslocarem sua percepção para as possibilidades dos alunos com deficiência. Além disso, os resultados mostram que os professores, o próprio aluno com deficiência e o conhecimento produzido são imprescindíveis na mediação entre o universitário e a atividade pedagógica a ser desenvolvida.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva