Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care production for tuberculosis cases: analysis according to the elements of the Chronic Care Model / Producción del cuidado en los casos de tuberculosis: análisis según los elementos delChronic Care Model / Produção do cuidado aos casos de tuberculose: análise segundo os elementos do Chronic Care Model

Silva, Daiane Medeiros da; Farias, Hérika Brito Gomes de; Villa, Tereza Cristina Scatena; Sá, Lenilde Duarte de; Brunello, Maria Eugênia Firmino; Nogueira, Jordana de Almeida.
Rev. Esc. Enferm. USP; 50(2): 239-246, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-785776

RESUMO OBJETIVO:

Analisar,segundo os elementos doChronicCareModel,a produção do cuidado aos casos de tuberculose nos serviços de Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO:

Estudo transversal, realizado em capital do nordeste brasileiro, envolvendo 83 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Aplicou-se um instrumento estruturado, adaptado para atenção à tuberculose no Brasil. A análise pautou-se na construção de indicadores, cujacapacidade para produção de cuidados variou entre limitada a ótima.

RESULTADOS:

A organização da atenção à tuberculose e o autocuidado apoiado apresentaram capacidade razoável. Na articulação com a comunidade, a presençadoagente comunitário de saúde apresentou capacidade ótima. A parceria com organizações da comunidade e o envolvimento de especialistas obtiveram capacidade limitada. A capacitação dos profissionais, o sistema de agendamento e monitoramento da tuberculose na comunidade e o sistema de informação clínica alcançaram capacidade básica.

CONCLUSÃO:

A capacidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde para produção do cuidado aos casos de tuberculose,segundo os elementos doChronicCareModel,ainda é limitada.Superar a fragmentação do cuidado e priorizar um funcionamento sistêmico entre ações e serviços da rede de atenção à saúde é ainda um grande desafio.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva