Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

RISK PERCEPTION OF WORK-RELATED BURN INJURIES FROM THE WORKERS PERSPECTIVE / PERCEPCIÓN DE RIESGO BAJO LA PERSPECTIVA DE TRABAJADORES CON QUEMADURAS / PERCEPÇÃO DE RISCO SOB A PERSPECTIVA DE TRABALHADORES COM QUEIMADURAS

Martins, Caroline Lemos; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Silveira, Denise Tolfo; Gonzales, Roxana Isabel Cardozo; Pai, Daiane Dal.
Texto & contexto enferm; 24(4): 1148-1156, Oct.-Dec. 2015.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-768296
Estudo qualitativo, com objetivo de apreender a perspectiva de trabalhadores a respeito do risco de queimaduras no ambiente de trabalho. Os conteúdos obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram submetidos à análise de conteúdo, orientada pelo Modelo de Sistemas de Neuman. Participaram seis trabalhadores que sofreram queimaduras, atendidos em um centro especializado do Sul do Brasil. Como estressores intrapessoais foram identificados: sexo masculino, adultos jovens, raça branca, acidentes prévios e negação dos riscos na manipulação dos instrumentos. Na condição de estressores interpessoais emergiram ritmo intenso das atividades, excesso de carga horária, estresse e submissão às determinações das chefias e, na de extrapessoais, vínculo precário de trabalho, riscos inerentes às tarefas, equipamentos antigos e manipulação dos instrumentos antes do acidente. O estudo e o acompanhamento de profissionais de saúde para prevenção de futuros acidentes de trabalho tornam-se necessários.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva