Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discursos de gestores sobre a política do tratamento diretamente observado para tuberculose / Discursos de gerentes sobre la política del tratamiento directamente observado para tuberculosis / Speeches of managers about the policy of the directly observed treatment for tuberculosis

Oliveira, Rita de Cassia Cordeiro de; Sá, Lenilde Duarte de; Dias, Dayse Caetano Beserra; Pinheiro, Patrícia Geórgia Oliveira Diniz; Palha, Pedro Fredemir; Nogueira, Jordana de Almeida.
Rev. bras. enferm; 68(6): 1069-1077, nov.-dez. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-767772
RESUMO

Objetivo:

analisar os discursos dos gestores, acerca da transferência de política do tratamento diretamente observado (TDO) para o controle da tuberculose no município de João Pessoa/PB

Método:

trata-se de estudo qualitativo, desenvolvido em maio e junho de 2013, por meio de entrevista semidirigida, com vinte profissionais de saúde nos cinco distritos sanitários de saúde em João Pessoa/ PB. O material empírico produzido foi analisado conforme o aporte teórico-analítico de Análise de Discurso da linha francesa pecheutiana.

Resultados:

o estudo evidenciou fragilidades na condução e organização das ações em relação ao TDO. Revelou que o desconhecimento desses gestores acerca dessa política traz implicações diretas para o cuidado ao doente de tuberculose.

Conclusão:

sugere-se que a gestão trace planos estratégicos para repensar as práticas de cuidado e, assim, reorganize toda a rede de atenção ao usuário, de modo que possam efetivamente contribuir para a adesão deste ao combate à tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva