Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar nas capitais da região Sul do Brasil / Municipal management of the National School Meal Program in the capitals of Southern Brazil

Gabriel, Cristine Garcia; Goulart, Gabriela; Calvo, Maria Cristina Marino.
Rev. Nutr. (Online); 28(6): 667-680, Dez. 2015. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-767094

OBJETIVO:

Avaliar a gestão municipal do Programa de Alimentação Escolar nas três capitais da região Sul do Brasil.

MÉTODOS:

Pesquisa avaliativa por meio de estudo de casos múltiplos. O modelo contempla as dimensões político--organizacional (intersetorialidade da gestão) e técnico-operacional (responsabilidades da gestão específicas ao ambiente escolar). Foram coletados 22 indicadores por meio de entrevistas com os nutricionistas do programa.

RESULTADOS:

Dois casos foram classificados como regular e um como ruim. Destaque para Florianópolis, Santa Catarina, na gestão financeira e no estímulo ao desenvolvimento regional. Ênfase para Curitiba, Paraná, na qualificação profissional, no atendimento adequado às necessidades nutricionais específicas e na disponibilização de dados antropométricos. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, destacou-se com a adequada equipe de produção de alimentos e a boa execução dos cardápios.

CONCLUSÃO:

Ainda que os resultados tenham sido menos satisfatórios do que o esperado, eles poderão estimular melhorias na gestão do programa ao dar ênfase à importância da avaliação como ferramenta legítima para qualificar os serviços.
Biblioteca responsável: BR13.3
Selo DaSilva