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Postural control assessment in students with normal hearing and sensorineural hearing loss / Avaliação do controle postural em escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural

Melo, Renato de Souza; Lemos, Andrea; Macky, Carla Fabiana da Silva Toscano; Raposo, Maria Cristina Falcão; Ferraz, Karla Mônica.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.); 81(4): 431-438, July-Aug. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-758007

INTRODUÇÃO:

Crianças com perda auditiva sensorioneural podem apresentar instabilidades posturais, possivelmente provocadas pelo acometimento do sistema vestibular em virtude da lesão na orelha interna.

OBJETIVOS:

Avaliar a estabilidade do controle postural em escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural e comparar os dados entre os grupos, considerando os gêneros e as faixas etárias.

MÉTODO:

Estudo de corte transversal, que avaliou 96 escolares de ambos os gêneros na faixa etária entre 7-18 anos, sendo 48 ouvintes e 48 com perda auditiva sensorioneural. A avaliação do controle postural foi realizada por meio da Escala de BESS (Balance Error Scoring System) que avalia o controle postural em duas condições sensoriais superfície estável (SE) e superfície instável (SI). Para a análise estatística dos dados entre os grupos, foi utilizado o teste de Wilcoxon de comparação de médias para amostras pareadas.

RESULTADOS:

Os escolares com perda auditiva demonstraram maior instabilidade no controle postural que os ouvintes, apontando diferenças significativas entre os grupos na SE e SI (P < 0,001).

CONCLUSÃO:

Os escolares com perda auditiva sensorioneural demonstraram maior instabilidade no controle postural, em comparação com os escolares ouvintes do mesmo gênero e faixa etária.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva