Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The influence of individual determinants in the delay of the tuberculosis diagnosis / La influencia de los determinantes individuales en el retardo del diagnóstico de la tuberculosis / A influência dos determinantes individuais no retardo do diagnóstico da tuberculose

Trigueiro, Débora Raquel Soares Guedes; Nogueira, Jordana de Almeida; Sá, Lenilde Duarte de; Monroe, Aline Aparecida; Anjos, Ulisses Umbelino dos; Villa, Tereza Cristina Scatena; Silva, Daiane Medeiros da; Almeida, Sandra Aparecida de.
Texto & contexto enferm; 23(4): 1022-1031, Oct-Dec/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-733058
Analisa a influência dos determinantes individuais sobre o padrão de utilização de serviços como definidora do intervalo de tempo que o doente de tuberculose demora em buscar assistência para descobrir seu diagnóstico. Pesquisa seccional, realizada em capital do Nordeste brasileiro, envolvendo 101 doentes. As variáveis foram submetidas a tratamento estatístico por meio de mediana e testes não paramétricos de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Estimou-se um valor mediano de 20 dias para o atraso geral dos doentes, verificando-se que os indivíduos solteiros, com até oito anos de estudo e desempregados foram os que mais demoraram a procurar um serviço de saúde (30 dias). O modelo teórico confirmou a presença de fatores predisponentes que favorecem as desigualdades na busca e obtenção de cuidados. A inclusão da dimensão subjetiva na garantia de um cuidado integral pode contribuir para renovação das práticas e redução das iniquidades dos indivíduos acometidos pela tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva