Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lumbopelvic fixation: a surgical alternative for lumbar stability / Fixação lombopélvica: alternativa cirúrgica para a estabilidade lombar / Fijación lumbopélvica: una alternativa quirúrgica en la estabilidad lumbar

García, Gabriel Virgilio Ortiz; Soto, Rodolfo Ortiz; Uribe, Enrique Vargas; Avila, José María Jiménez.
Coluna/Columna; 13(3): 219-222, Jul-Sep/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-727072

OBJETIVO:

A fixação lombopélvica é uma opção cirúrgica válida para se atingir grande estabilidade nos casos em que ela é particularmente exigida, como em pacientes com má qualidade óssea, escoliose degenerativa e cirurgias de revisão com os materiais e técnicas modernas, e permite a integração simples dos sistemas iliopélvicos ao restante da estrutura espinal, mantendo a hemorragia em taxa aceitável, assim como o tempo de cirurgia.

MÉTODOS:

Analisamos uma série de casos de 15 pacientes de nosso centro, que exigiam grande construção e/ou apresentavam má qualidade óssea.

RESULTADOS:

Foi estudado um total de 15 pacientes, dos quais 12 (80%) eram mulheres e tres (20%), homens. Nove (60%) dessas cirurgias foram de revisão, mantendo-se o tempo cirúrgico de 5 horas (±1 h), com média de perda de sangue de 1380 ml (±178 ml). Todos os pacientes receberam de seis a oito parafusos transpediculares, inclusive ilíacos e, em todos os casos, colocou-se enxerto ósseo.

CONCLUSÃO:

A fixação lombopélvica em pacientes com características associadas de osteopenia e osteoporose e nas instrumentações grandes, sobretudo nas cirurgias de revisão, atinge correção tridimensional, construindo base pélvica forte e estável, muito útil para os pacientes cuja anatomia cirúrgica é frágil ao se realizarem trocas de implante ou descompressão extensa, desde que a técnica de artrodese seja adequada e com colocação de enxerto ósseo suficiente e, evidentemente, com o cuidado de manter o equilíbrio sagital. .
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR 15.3
Selo DaSilva