Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Problemas de saúde em população cadastrada na estratégia saúde da família: o agente comunitário de saúde como informante-chave / Health problems in a population registered at the family health strategy: the community health agent as the key informant

Barroso, Daniela Pereira; Silva, Laurita Antanielle Alves da; Rodrigues, Carlos Alberto Quintão; Vieira, Márcio Antônio Ribeiro.
Rev. méd. Minas Gerais; 24(2)jun. 2014.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-725965

OBJETIVO:

identificar os principais problemas de saúde nos territórios da Estratégia Saúde da Família na visão dos agentes comunitários de saúde de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

MÉTODOS:

o desenho do estudo é transversal, quantitativo e censitário. A coleta de dados deu-se por meio de questionário semiestruturado aplicado aos agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados à Estratégia Saúde da Família. A pesquisa foiaprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob o parecer número 1.966-10.

RESULTADOS:

participaram do estudo 241 agentes comunitários de saúde. A maioria (97,5%) declarou conhecer a situação de saúde do território. Em relação aos problemas de saúde mais comuns na comunidade adscrita, os agentes destacaram, nas crianças, as doenças do sistema respiratório (82,40%); nos adolescentes, a dependência química (23,56%); e nos adultos e idosos, a hipertensão arterial foi a mais destacada, 77,25% e 79,16%, respectivamente.

CONCLUSÃO:

a maioria dos agentes comunitários de saúde conhece a situação de saúde dos territórios onde atua. A identificação dos principais problemas de saúde foi destacada conforme o ciclo de vida da população. O diagnóstico local a partir do ACS, como informante-chave, contribui para definir as prioridades e estabelecer objetivos e metas para o enfrentamento dos problemas nos territórios de Saúde da Família.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva