Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Refinement of the Brazilian Household Food Insecurity Measurement Scale: Recommendation for a 14-item EBIA / Aprimoramento da Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar: recomendação de EBIA com 14 itens

Segall-Corrêa, Ana Maria; Marin-León, Letícia; Melgar-Quiñonez, Hugo; Pérez-Escamilla, Rafael.
Rev. nutr; 27(2): 241-251, Mar-Apr/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-712798

OBJETIVO:

Revisar e aprimorar a estrutura da Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar.

MÉTODOS:

A avaliação do impacto resultante da remoção do item "adulto perdeu peso" e de um de dois itens possivelmente redundantes sobre o comportamento psicométrico da Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar foi realizada com uso de análise estatística por modelo logístico de parâmetro único de Rasch. O comportamento psicométrico da Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar foi analisado em relação a valores aceitáveis de ajustamento ao modelo, entre 0,7 e 1,3 e escore de severidade dos itens com gradientes teoricamente esperados. Para as análises, foram usados dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios de 2004, com 112 . 665 domicílios visitados e com respostas completas para os itens da Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar.

RESULTADOS:

Retirando o item "adulto diminuiu os alimentos" e posteriormente "adulto comeu menos" não foi observada mudança nos ajustes dos demais itens, exceto quanto a "adulto perdeu peso", que passou de 1,21 para 1,56. Posteriormente, este e um dos itens redundantes foram excluídos, sendo mantidos adequados a consistência interna e os valores de severidade dos itens.

CONCLUSÃO:

A reanálise reduziu os itens da escala de 16 para 14, o que manteve a validade interna da escala. Sua adoção como medida nacional da segurança alimentar domiciliar é, portanto, fortemente recomendada. .
Biblioteca responsável: BR13.3
Selo DaSilva