Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efetividade no diagnóstico da tuberculose em Foz do Iguaçu, tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina / Efectividad en el diagnostico de la tuberculosis en Foz de Iguazu, triple frontera Brasil, Paraguay y Argentina / Effectiveness in the diagnosis of tuberculosis in Foz do Iguaçu, the triple-border area of Brazil, Paraguay and Argentina

Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio; Ponce, Maria Amelia Zanon; Andrade, Rubia Laine de Paula; Beraldo, Aline Ale; Pinto, Erika Simone Galvao; Scatena, Lucia Marina; Monroe, Aline Aparecida; Pinto, Ione Carvalho; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. Esc. Enferm. USP; 47(6): 1373-1380, 01/dez. 2013. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-700116
Objetivou-se avaliar a efetividade dos serviços de saúde no diagnóstico da tuberculose em Foz do Iguaçu-PR. Realizou-se uma pesquisa avaliativa, com desenho epidemiológico transversal. Foram entrevistados 101 doentes de tuberculose em 2009, utilizando um instrumento baseado no Primary Care Assessment Tool . A análise ocorreu a partir de proporções e respectivos intervalos de confiança (95%) e mediana. O Pronto Atendimento (37%) e a Atenção Básica à Saúde (ABS) (36%) foram os locais mais buscados. O acesso à consulta no mesmo dia alcançou 70%, mas a suspeição da doença foi menor que 47%; a baciloscopia realizada em 50% dos doentes. Concluiu-se que apesar desses serviços atenderem rapidamente, isso não determinou alcance do diagnóstico, levando o doente a procurar os serviços especializados, mais efetivos na descoberta dos casos. A busca pela ABS gerou maior tempo e maior número de retornos para o diagnóstico da tuberculose na tríplice fronteira.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva