Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Baby-Friendly Hospital Initiative: evaluation of the Ten Steps to Successful Breastfeeding / Iniciativa Hospital Amigo del Nino: evaluacion de los Diez Pasos para el Exito de la Lactancia Materna / Iniciativa Hospital Amigo da Crianca: avaliacao dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

Lopes, Soraia da Silva; Laignier, Mariana Rabello; Primo, Candida Canicali; Leite, Franciele Marabotti C..
Rev. paul. pediatr; 31(4): 488-493, dez. 2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-698039

OBJETIVO:

Realizar a autoavaliação de um hospital universitário sobre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

MÉTODOS:

Pesquisa descritiva e quantitativa. Entrevistaram-se 103 pessoas no ambulatório de pré-natal, na maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital universitário de Vitória, Espírito Santo. Utilizou-se o "Questionário de Autoavaliação dos Hospitais" da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e o resultado foi computado pelo índice de concordância (IC) proposto pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

RESULTADOS:

Apesar de o hospital não ter uma política que contemple a promoção, a proteção e o apoio à amamentação, 93,3% das mães tiveram contato com seus bebês imediatamente após o parto (passo 4); 83,3% dos profissionais mostraram às mães como amamentar (passo 5); 86,6% dos neonatos não receberam alimento ou bebida além do leite humano (passo 6), 100% dos bebês estavam alojados conjuntamente com suas mães (passo 7); 83,3% das mulheres receberam o incentivo do aleitamento sob livre demanda (passo 8) e 100% dos recém-nascidos receberam cuidados sem o uso de mamadeiras e chupetas (passo 9).

CONCLUSÕES:

60% dos passos foram cumpridos pelo hospital. A maior dificuldade foi informar as gestantes sobre a importância e o manejo da amamentação (passo 3). Logo, recomendam-se discussões com as gestantes a fim de prepará-las para amamentar, elucidando os aspectos de uma alimentação saudável para seus filhos. .
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva