Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atraso na procura pelo primeiro atendimento para o diagnóstico da tuberculose / Delay in seeking initial care for tuberculosis diagnosis / Demora en la búsqueda de la primera consulta para el diagnóstico de la tuberculosis

Wysocki, Anneliese Domingues; Ponce, Maria Amélia Zanon; Scatolin, Beatriz Estuque; Andrade, Rubia Laine de Paula; Vendramini, Silvia Helena Figueiredo; Netto, Antonio Ruffino; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. Esc. Enferm. USP; 47(2): 440-447, abr. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-675976
Estudo descritivo que objetivou analisar o tempo decorrido entre a percepção dos sintomas da tuberculose (TB) e a primeira busca por serviço de saúde segundo características dos doentes com TB em São José do Rio Preto - SP. Entrevistaram-se 97 doentes com TB utilizando instrumento estruturado. Identificou-se atraso do doente pela mediana do tempo entre a percepção dos sintomas e busca por atendimento (> 15 dias). Calculou-se a razão de prevalência para identificar variáveis relacionadas ao atraso. Houve atraso entre: doentes do sexo masculino, com 18 a 29 e 50 a 59 anos, baixa escolaridade, maior renda familiar, casos pulmonares, não coinfectados com HIV, sintomas fracos, consumidores de bebidas alcoólicas e tabaco, que não realizavam controle preventivo de saúde e procuravam o serviço de saúde mais próximo do domicílio. O reconhecimento do perfil dos usuários na busca por atendimento é primordial para definir estratégias que favoreçam a utilização dos serviços em momento oportuno.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva