Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Early diagnosis of tuberculosis in the health services in different regions of Brazil / Diagnóstico oportuno da tuberculose nos serviços de saúde de diversas regiões do Brasil / El diagnóstico oportuno de la tuberculosis en los servicios de salud de varias regiones de Brasil

Villa, Tereza Cristina Scatena; Ponce, Maria Amélia Zanon; Wysocki, Anneliese Domingues; Andrade, Rubia Laine de Paula; Arakawa, Tiemi; Scatolin, Beatriz Estuque; Brunello, Maria Eugenia Firmino; Beraldo, Aline Ale; Scatena, Lucia Marina; Monroe, Aline Aparecida; Sobrinho, Reinaldo Antonio da Silva; Sá, Lenilde Duarte de; Nogueira, Jordana de Almeida; Assis, Marluce Maria de Araújo; Cardozo-Gonzales, Roxana Isabel; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. latinoam. enferm; 21(spe): 190-198, Jan.-Feb. 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-666772

OBJETIVO:

analisar o primeiro contato do doente com os serviços de saúde para o diagnóstico oportuno da tuberculose (TB), em diferentes regiões do Brasil.

MÉTODO:

trata-se de estudo de coorte transversal, em 6 municípios das Regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Para a coleta utilizaram-se fontes secundárias e entrevista com os doentes. Os dados foram analisados por meio de técnicas descritivas e análise fatorial de correspondência múltipla.

RESULTADOS:

a Atenção Primária à Saúde apresentou maior tempo e menor proporção de diagnósticos. Os serviços associados ao diagnóstico, na primeira consulta, foram os serviços especializados e os Programas de Controle da TB, que oferecem consulta e exames no próprio local.

CONCLUSÃO:

faz-se necessária a organização do trabalho de forma integrada, entre as equipes dos diferentes serviços, para as ações de controle da TB. Na Atenção Primária à Saúde, é preciso ainda observar o grau de incorporação e sustentabilidade na execução dessas ações à prática diária dos serviços.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva