Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cystatin C, kidney function, and cardiovascular risk factors in primary hypertension / Cistatina C, função renal e fatores de risco cardiovascular na hipertensão primária

Salgado, João Victor; França, Ana Karina; Cabral, Nayra Anielly; Lages, Joyce; Ribeiro, Valdinar Sousa; Santos, Alcione Miranda; Salgado, Bernardete Jorge.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992); 59(1): 21-27, jan.-fev. 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-666234

OBJETIVO:

Investigar a utilidade clínica da cistatina C sérica (Scys) e da equação baseada na cistatina C na triagem da doença renal crônica em pacientes com hipertensão primária e correlacionar esses marcadores com fatores de risco para doença cardiovascular.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo transversal com 199 adultos de meia-idade em uma unidade básica de saúde. A avaliação da função renal incluiu medidas dos níveis séricos da creatinina (Scr) e Scys, microalbuminúria de 24 h (MA), bem como da taxa de filtração glomerular (TFG) por meio das equações de Larsson e do estudo MDRD. Foi utilizada a análise Bland-Altman plot para calcular a concordância entre as equações.

RESULTADOS:

Foram encontrados níveis elevados de Scys em 22% dos pacientes, mesmo com valores normais da TFG estimada pela equação do estudo MDRD. A pressão sistólica e a MA correlacionaram-se melhor com a Scys do que com a Scr, mas não houve correlação entre Scys e pressão diastólica. Gênero, idade maior que 60 anos, MA e ácido úrico foram significantemente associados com valores elevados de Scys. Após análise multivariada, apenas idade maior que 60 anos (RR = 6.4; p < 0.001) e gênero masculino (RR = 3.0; p = 0.006) permaneceram associados a níveis aumentados de Scys.

CONCLUSÃO:

A cistatina C pode ser utilizada como um marcador de triagem tanto para detectar leves declínios da função renal como para prevenir o risco de eventos cardiovasculares em sujeitos hipertensos com função renal presumivelmente normal.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva