Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retardo no diagnóstico da tuberculose em município da tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina / Delays in the diagnosis of tuberculosis in a town at the triple border of Brazil, Paraguay, and Argentina

Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio; Andrade, Rubia Laine de Paula; Ponce, Maria Amélia Zanon; Wysocki, Anneliese Domingues; Brunello, Maria Eugenia; Scatena, Lucia Marina; Ruffino-Netto, Antonio; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. panam. salud pública; 31(6): 461-468, jun. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-643989

OBJETIVO:

Identificar os aspectos relacionados aos doentes e aos serviços de saúde no retardo do diagnóstico da tuberculose.

MÉTODOS:

Estudo epidemiológico em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, realizado em 2009. Utilizou-se o instrumento The Primary Care Assessment Tool adaptado para a avaliação da atenção à tuberculose. Empregaram-se também técnicas de estatística descritiva, como análise de frequência, medidas de posição (mediana e intervalos interquartis) e odds.

RESULTADOS:

Houve retardo na busca por serviços de saúde entre aqueles na faixa etária > 60 anos, sexo feminino, baixa escolaridade e conhecimento precário sobre a doença. As variáveis clínicas caso novo e infecção por HIV e as variáveis comportamentais uso de cigarros e bebidas alcoólicas não estiveram relacionadas ao retardo no diagnóstico. O tempo para o diagnóstico atribuído ao doente e ao serviço de saúde foi de 30 e 10 dias (mediana), respectivamente. O Pronto Atendimento 24 Horas e a Atenção Primária à Saúde não foram efetivos para a suspeição de tuberculose e solicitação de exames de apoio diagnóstico, com alto percentual de encaminhamento para o ambulatório do Programa de Controle da Tuberculose.

CONCLUSÕES:

A procura pela Atenção Primária à Saúde para o diagnóstico resultou em maior tempo até a descoberta da doença. O ambulatório do Programa de Controle da Tubercu lose apresentou desempenho mais efetivo para o diagnóstico da tuberculose devido ao preparo da equipe e ao acolhimento ordenado com oferta de exames de apoio diagnóstico.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva