Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalencia y factores asociados a dismenorrea en estudiantes de ciencias de la salud / Prevalence and factors associated with dysmenorrheal in health science students / Prevalência e fatores associados à dismenorréia em estudantes de ciências da saúde

Yáñez, Natalia; Bautista-Roa, Sandra Johanna; Ruiz-Sternberg, Jaime Enrique; Ruiz-Sternberg, Ángela María.
Rev. cienc. salud (Bogotá); 8(3): 37-48, dic. 2010.
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: lil-635976

Introdução:

A dismenorréia apresenta uma prevalência entre o 60% e o 93%. Tem-se descrito fatores associados como idade da menarquia, índice de massa corporal, atividade física, tabaquismo, antecedente de dismenorréia materna, entre outros.

Materiais e métodos:

se realizou um estudo de corte transversal, baseado em uma enquête anônima aplicada a uma amostra aleatória de 127 mulheres da Universidad del Rosario pertencentes às faculdades de Medicina e Psicologia.

Resultados:

Se encontrou uma prevalência de dismenorréia do 73%. O 67% das participantes que apresentaram dor menstrual preferiu tomar medicamentos para aliviar a dor (66,7% automedicado). O 32,5% das pesquisadas com dismenorréia tem se ausentado de seus trabalhos acadêmicos ou sociais, com uma porcentagem de absentismo escolar a causa da dor do 74,5%, em ao menos um dia. O risco de dismenorréia foi 2,36 vezes maior nas mulheres que tinham mães com este antecedente (OR =2,36 IC 95% 1,03-5,40). Não se encontrou associação com os fatores estudados.

Conclusões:

A dismenorréia é uma enfermidade com uma alta prevalência e com impacto importante cobre o absentismo acadêmico. O antecedente materno de dismenorréia foi o único fator associado positivamente neste estudo.
Biblioteca responsável: CO332
Selo DaSilva