Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A porta de entrada para o diagnóstico da tuberculose no sistema de saúde de Ribeirão Preto/SP / The front door of the Ribeirão Preto Health System for diagnosing tuberculosis / Puerta de entrada para el diagnóstico de tuberculosis en el sistema de salud de Ribeirão

Oliveira, Mayra Fernanda de; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Ruffino-Netto, Antonio; Scatena, Lúcia Marina; Palha, Pedro Fredemir; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. Esc. Enferm. USP; 45(4): 898-904, ago. 2011. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-597059
O primeiro contato do doente de tuberculose (TB) com o sistema de saúde se dá na porta de entrada, e é fundamental para o acesso ao diagnóstico. Objetivou-se identificar e analisar a porta de entrada no sistema de saúde de Ribeirão Preto para o diagnóstico da TB. Baseou-se em um instrumento do Primary Care Assessment Tool, adaptado para a TB no Brasil. Realizou-se entrevista estruturada com 100 doentes de TB diagnosticados entre Junho de 2006 e Julho de 2007. Destes, 61 por cento chegaram ao local de diagnóstico por encaminhamento e apenas 29 por cento se apresentaram espontaneamente; 66 por cento procuraram por serviços de atenção primária, 34 por cento por serviços de nível secundário e terciário. Ademais, 89 por cento foram diagnosticados em serviços públicos e destes, 44 por cento foram diagnosticados nos pronto-atendimentos. Além disso, 88 por cento foram diagnosticados fora de sua área de abrangência. Apesar dos doentes terem procurado atendimento na atenção primária e mais próximo de suas residências, o diagnóstico se deu na atenção secundária e terciária.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva