Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Genetic variability of Passiflora spp. from commercial fields in the Federal District, Brazil / Variabilidade genética de Passiflora spp. em plantios comerciais do Distrito Federal, Brasil

Castro, Ana Paula Gomes de; Faleiro, Fábio Gelape; Carvalho, Daniel Diego Costa; Fonseca, Kenia Gracielle da; Vilela, Marina de Fátima; Junqueira, Nilton Tadeu Vilela; Cares, Juvenil Enrique.
Ciênc. rural; 41(6): 996-1002, jun. 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-592628
Este estudo teve como objetivo caracterizar a variabilidade genética de acessos de maracujá comerciais no Distrito Federal por meio de marcadores RAPD. Análises genéticas foram feitas com amostras foliares de 30 acessos. As amostras de DNA foram amplificadas pela técnica de RAPD e os respectivos marcadores convertidos em uma matriz binária, a partir da qual as distâncias genéticas entre os acessos foram estimadas. Análises de agrupamento baseadas em distâncias genéticas permitiram detectar uma ampla gama de variabilidade genética entre os acessos de maracujazeiro-azedo, bem como para separá-los dos dois de maracujazeiro-doce. O posicionamento gráfico de 'BRS Ouro Vermelho' confirma a sua importante contribuição para aumentar a variabilidade genética das atuais variedades comerciais de maracujazeiro-azedo. A dispersão das distâncias genéticas entre os acessos comerciais de maracujazeiro-azedo suportam as evidências de diferentes origens genéticas para os materiais plantados no Distrito Federal. A variabilidade genética verificada evidencia o potencial de sucesso de futuros programas de melhoramento para essa região.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva