Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tuberculosis Control: patient Perception Regarding Orientation for the Community and Community Participation / Controle da tuberculose: percepção dos doentes sobre orientação a comunidade e participação comunitária / Control de la tuberculosis: percepción de los enfermos sobre orientación a la comunidad y participación comunitaria

Curto, Márcio; Scatena, Lúcia Marina; Andrade, Rubia Laine de Paula; Palha, Pedro Fredemir; Assis, Elisângela Gisele de; Scatolin, Beatriz Estuque; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. latinoam. enferm; 18(5): 983-989, Sept.-Oct. 2010. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-566328
O objetivo deste estudo foi avaliar, sob a percepção dos doentes, ações de orientação para a comunidade e participação comunitária, realizadas no controle da tuberculose em serviços de saúde de Ribeirão Preto, SP. É pesquisa avaliativa quantitativa exploratória que utilizou parte do Primary Care Assessment Tool, adaptado e validado para atenção à tuberculose, aplicado por meio de entrevista a 100 doentes. Utilizaram-se indicadores do instrumento e análise de variância. Foram identificadas a realização de parcerias sociais para entrega do pote para coleta de escarro junto à comunidade, entrega do pote para coleta de escarro na comunidade pelos profissionais e a participação da comunidade para discutir o problema da tuberculose, 5, 6 e 5 por cento respectivamente. Os serviços de saúde com menor número de doentes em tratamento apresentaram os melhores indicadores. Conclui-se que as ações de parcerias sociais, busca de sintomáticos respiratórios na comunidade e participação da comunidade no controle da tuberculose são pouco incorporadas pelos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva