Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo comparativo da resistência de união de sistemas adesivosautocondicionantes com diferentes pHs aplicados ao esmalte e à dentina / Comparative study of the bond strength of self-etch adhesive systems with different pHs applied to enamel and dentine

Andrade, Alessandra Pereira de; Shimaoka, Angela Mayumi; Russo, Eliza Maria Agueda; Carvalho, Rubens Côrte Real de.
RGO (Porto Alegre); 56(2): 115-119, abr.-jun. 2008. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: lil-487222

Objetivo:

Avaliar se o pH do primer é capaz de influenciar na resistência de união de três sistemas adesivos autocondicionantes ao esmalte e à dentina.

Métodos:

Foram utilizadas quarenta superfícies de esmalte e quarenta de dentina divididas em oito grupos (n=10) de acordo com osistema adesivo (Single Bond, ClearfilSE, AdheSE, Adper Prompt L-Pop). Uma matriz de 3 mm² foi utilizada para delimitar a área restaurada com resina composta Z250. Os espécimes foram armazenados em água destilada a 37ºC por 24 horas e submetidos ao ensaio mecânico de tração.

Resultados:

Os testes estatísticos ANOVA e Tukey mostraram não haver diferença estatística entre os grupos em que se utilizou os sistemas adesivos Single Bond (controle) e Clearfil SE Bond e entre os grupos em que se utilizou os sistemas AdheSE e Adper Prompt L-Pop, ambos com diferença estatística com os grupos Single Bond e Clearfil SE Bond. Não houve diferença estatística significante entre os valores de resistência adesiva obtidos, quando comparados os mesmos sistemas adesivos nos substratos (esmalte e dentina). O aumento da acidez dos sistemas adesivos self-etch não foi capaz de aumentar os valores de resistência adesiva.

Conclusão:

O aumento da acidez dos sistemas adesivos autocondicionantes não foi capaz de aumentar os valores de resistência adesiva. Na comparação entre o mesmo sistema adesivo no esmalte ou na dentina, todos os adesivos apresentaram desempenho similar, independentemente do substrato utilizado.
Biblioteca responsável: BR541.1
Selo DaSilva