Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação comparativa dos efeitos maxilares da expansão rápida da maxila com os aparelhos de Haas e Hyrax / Comparative evaluation of maxilar effects of rapid maxilar expansion with Haas and Hyrax appliances

Scanavini, Marco Antônio; Reis, Sílvia Augusta Braga; Simões, Marcelo Matiello; Gonçalves, Regina Ap. Rossi.
Rev. dent. press ortodon. ortopedi. facial; 11(1): 60-71, jan.-fev. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-423307

OBJETIVO:

avaliar cefalometricamente os efeitos da expansão rápida da sutura palatina mediana sobre o posicionamento vertical e sagital da maxila, comparando os aparelhos de Haas e Hyrax.

METODOLOGIA:

a amostra consistiu de 93 telerradiografias obtidas de 31 pacientes jovens, brasileiros, de ambos os gêneros, na faixa etária inicial média de 13 anos e 2 meses. As radiografias foram tomadas ao início do tratamento (pré-disjunção), imediatamente após a disjunção (pós-disjunção) e ao final do nivelamento.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

constatou-se que os dois aparelhos disjuntores apresentaram resultados semelhantes, com a ocorrência de deslocamento da maxila em direção inferior, sem rotação, que se manteve ao final do nivelamento e ocorrência de um deslocamento anterior logo após a disjunção, que retornou aos valores pré-disjunção ao final do nivelamento.
Biblioteca responsável: BR22.1
Selo DaSilva