Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proposta e aplicabilidade de modelo para avaliação da gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar / /Proposal and applicability of a model to evaluate municipal management of the Brazilian National School Meal Program / /Propuesta y aplicabilidad de un modelo para evaluar la gestión municipal del Programan Nacional de Alimentación Escolar

Gabriel, Cristine Garcia; Calvo, Maria Cristina Marino; Ostermann, Roberta Melchioretto; Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de.
Cad. saúde pública; 30(8): 1731-1744, 08/2014. tab, graf
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-32817
Apresenta-se uma proposta de modelo para avaliar a gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), verificando sua aplicabilidade nos dez municípios de Santa Catarina, Brasil, com mais de 100 mil habitantes. A construção do modelo ocorreu mediante oficinas com especialistas e sua adequação foi realizada por meio do método Delphi, com a participação de 14 colaboradores. O modelo contemplou duas dimensões da gestão municipal a dimensão político-organizacional, organizada nas subdimensões recursos, atuação intersetorial e controle social, e a dimensão técnico-operacional, que contempla as subdimensões eficácia alimentar e nutricional, monitoramento alimentar e nutricional e atuação pedagógica para a alimentação saudável. No total foram elencados 22 indicadores, coletados por meio de entrevistas com os nutricionistas responsáveis pelo PNAE. Na aplicabilidade os indicadores mostraram-se viáveis para contemplar as atribuições de responsabilidade municipal, devendo o modelo ser futuramente empregado para qualificar a atuação da gestão do PNAE.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva