Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico da tuberculose: desempenho do primeiro serviço de saúde procurado em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil / /Tuberculosis diagnosis and performance assessment of the first health service used by patients in São José do Rio Preto, São Paulo State, Brazil / /Diagnóstico de la tuberculosis: desempeño del primer servicio de salud solicitado en São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Ponce, Maria Amélia Zanon; Wysocki, Anneliese Domingues; Scatolin, Beatriz Estuque; Andrade, Rubia Laine de Paula; Arakawa, Tiemi; Ruffino Netto, Antonio; Monroe, Aline Aparecida; Scatena, Lucia Marina; Vendramini, Sílvia Helena Figueiredo; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Cad. saúde pública; 29(5): 945-954, Mai. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-30911
Estudo transversal com objetivo de analisar o desempenho do primeiro serviço de saúde procurado para o diagnóstico da TB pulmonar em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, em 2009. Foram entrevistados 81 doentes em tratamento. Adotou-se um questionário baseado no Primary Care Assessment Tool, adaptado para atenção à TB, e o referencial de avaliação dos serviços de saúde (estrutura e processo). Os dados foram analisados mediante técnicas descritivas e análise de correspondência múltipla. O principal serviço procurado foi o Pronto Atendimento (UPA) (49,4%) e o que mais diagnosticou os casos de TB foi o hospital (39,5%) e a atenção básica (30,9%). Os serviços especializados apresentaram associação com o melhor desempenho no diagnóstico e a UPA com o pior. A atenção básica associou-se com desempenho intermediário e fragilidades na estrutura. O alcance de uma detecção eficaz dos casos de TB nas principais portas de entrada perpassa pela melhoria na suspeição, reforçando a necessidade de investimentos da gestão na capacitação dos recursos humanos para a identificação dos sintomáticos respiratórios.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva