Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características clínicas y epidemiológicas de pacientes con tuberculosis en el estado Carabobo, Venezuela / Clinical and epidemiological characteristics of patients with tuberculosis in the state of Carabobo, Venezuela / Características clínicas e epidemiológicas de pacientes com tuberculose no estado de Carabobo, Venezuela

Maurera, Diomelis; Bastidas, Gilberto.
Rev. méd. Urug; 35(2): 102-112, jun. 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-999579
Introdução e

objetivo:

a tuberculose (TB) é uma das principais causas de mortalidade no mundo, com tendência à estagnação no seu controle, uma situação que não é alheia na Venezuela, e particularmente no estado de Carabobo com um número significativo de doenças respiratórias. O objetivo deste trabalho é descrever as características clínico-epidemiológicas da TB ocorridas durante um ano no estado de Carabobo.

Método:

estudo descritivo, de campo e retrospectivo.

Resultados:

foram registrados 712 casos de tuberculose pulmonar e 15 extrapulmonar principalmente no município de Valencia em Carabobo com maior incidência em pacientes do sexo masculino (76% e 67%, respectivamente); mais de 67% dos pacientes com a forma pulmonar estavam em idades economicamente produtivas, bem como 53% dos pacientes com a variante extrapulmonar, sendo a variante meníngea extrapulmonar a de maior frequência. 16,1% dos pacientes com TB pulmonar estavam privados de liberdade. Uma maior proporção dos pacientes afetados pela tuberculose apresenta como fator de risco a ingestão de álcool e de desnutrição como patologia adicional. Os acometidos por TB pulmonar apresentam a sintomatologia clássica com padrão radiológico cavitário bilateral de TB secundária.

Conclusões:

a taxa de morbidade por TB em 2017 mostrou um aumento relevante no estado de Carabobo, oposta a tendência mundial de redução; este trabalho apresenta uma atualização sobre as características clínicas e epidemiológicas da tuberculose no estado de Carabobo com o objetivo de fornecer às organizações oficiais informação para a tomada de decisões sanitárias para o controle efetivo dessa doença.
Biblioteca responsável: UY6.1
Selo DaSilva