Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições associadas a atividade de planejamento nos centros de especialidades odontológicas / Conditions associated with activity planning in dental specialty centers / Condiciones asociadas a la actividad de planeación en centros de especialidades odontológicas

Gomes de Lucena, Edson Hilan; Dantas Rocha Xavier de Lucena, Carolina; Savio Angeiras de Goes, Paulo; Fátima de Sousa, Maria.
Univ. odontol; 38(80): 1-27, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, COLNAL | ID: biblio-994821
Antecedentes O planejamento nos serviços de saúde visa especificamente melhorar o estado de saúde de uma determinada população, garantindo o acesso com equidade e justiça, bem como agilizar a resposta do sistema de saúde às necessidades percebidas pela comunidade.

Objetivo:

Analisar a associação entre o relato da prática do planejamento nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com as características do município, do serviço e do gestor do serviço.

Método:

É um estudo de natureza quantitativa, onde se utilizou o banco de dados da Avaliação Externa do primeiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos CEO (PMAQ-CEO), relativos ao módulo de entrevista com o Gerente e um Cirurgião-Dentista do CEO, além de verificação de documentos. A análise ocorreu do ponto de vista descritiva e analítica para a qual aplicou-se o teste qui-quadrado de Pearson, considerando o nível de significância de 5 %.

Resultados:

A maioria dos CEO que relataram ter realizado alguma atividade de planejamento, nos últimos 12 meses, está na Região Centro-Oeste (88,7 %) e Sul (82,1 %), em municípios com menor cobertura de saúde bucal da estratégia Saúde da Família e com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). Porém não houve correlação com o porte populacional dos municípios.

Conclusões:

Os CEO que possuem gerente, com um tempo de atuação no serviço maior do que 2 anos e que tenha uma formação complementar na área de gestão pública ou de saúde coletiva tendem a realizar atividades de planejamento.
Biblioteca responsável: CO185.1
Selo DaSilva