Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pregnant-puerperal care in Network: the experience of nurses, doctors and administrators / Cuidado gravídico-puerperal en Red: el vivido de enfermeros, médicos y gestores / Cuidado gravídico-puerperal em Rede: o vivido de enfermeiros, médicos e gestores

Teixeira, Renata Andrade; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Caldeira, Sebastião; Tacla, Mauren Teresa Grubisich Mendes; Zani, Adriana Valongo.
Rev. bras. enferm; 72(supl.1): 151-158, Jan.-Feb. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-990684

RESUMO OBJETIVO:

Compreender a vivência de enfermeiros, médicos e gestores no cuidado à mulher no ciclo gravídico-puerperal na Rede Mãe Paranaense.

MÉTODO:

Pesquisa qualitativa à luz da Fenomenologia Social com 44 profissionais de 10 municípios de Regional de Saúde, no Paraná, Brasil. Os depoimentos foram gravados até alcançar a convergência e analisados cumprindo os passos estabelecidos do referencial.

RESULTADOS:

Apreendeu-se um contexto de significados vivenciados entre as diferentes classes profissionais. Os "motivos por que" em que a Rede veio como uma proposta fundamentada para melhorar a qualidade do cuidado materno, embora haja desarticulação no planejamento e implementação. A expectativa dos "motivos para" evidenciou fragilidades e desafios para o alcance dos objetivos e metas da Rede no serviço de Atenção Primária à Saúde.Considerações finais: A reestruturação da Rede ocorreu, mas ainda há lacunas no sistema de referência e contrarreferência, em especial para a gestação e o parto de alto risco e seguimento puerperal.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva