Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre a saúde materna e a saúde do recém-nascido em Porto, Portugal / Association between maternal health and newborn health in Porto, Portugal / Asociación entre la salud materna y la salud del recién nacido en Porto, Portugal

Sousa, Cátia Nadir Teixeira; Fernandes, António José Gonçalves; Almeida-de-Souza, Juliana.
J. Health NPEPS; 3(2): 308-326, Julho-Dezembro. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-980838

Objetivo:

compreender a associação entre a saúde materna e a saúde do recém-nascido.

Método:

realizou-se um estudo longitudinal e restrospetivo em um serviço de obstetrícia, durante o período de fevereiro a junho de 2017, junto a 295 parturientes que tivessem tido gravidezes de um feto. Os dados foram obtidos através de registros no boletim de saúde da grávida e no processo clínico do registro do parto.

Resultados:

alguns dos resultados obtidos foram que as mulheres com excesso de peso e obesidade pré-gestacional ou ganho de peso gestacional excessivo tiveram recém-nascidos maiores na maioria dos parâmetros avaliados, nomeadamente no peso, percentil do peso, z-score do peso, estatura, percentil da estatura e z-score da estatura. Já as mulheres com diabetes mellitus gestacional ou hipertensão arterial na gravidez tiveram recém-nascidos menores, considerando, nomeadamente, o z-score do peso e o z-score do índice de massa corporal.

Conclusão:

confirmou-se que as mulheres com excesso de peso e obesidade pré-gestacional ou ganho de peso gestacional excessivo tiveram recém-nascidos maiores e que as mulheres com Diabetes Mellitus Gestacional ou Hipertensão Arterial na gravidez tiveram recém-nascidos menores.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva