Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Needs, expectations and care production of people in street situation / Necesidades, producción del cuidado y expectativas de personas en situación de calle / Necessidades, produção do cuidado e expectativas de pessoas em situação de rua

Oliveira, Deíse Moura de; Expedito, Adélia Contiliano; Aleixo, Milleny Tosatti; Carneiro, Nicoli Souza; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Rev. bras. enferm; 71(supl.6): 2689-2697, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-977668
RESUMO

Objetivo:

compreender as necessidades, as expectativas e a produção do cuidado da população em situação de rua.

Método:

estudo qualitativo com fundamentação da fenomenologia social, realizado com oito pessoas em situação de rua. Os dados foram coletados por meio de entrevista fenomenológica, de setembro a dezembro de 2016.

Resultados:

as necessidades dos participantes são de sobrevivência e de acesso aos serviços de saúde. A produção do cuidado envolve aspectos físico-biológicos, espirituais e afetivo-sociais. As expectativas dessas pessoas expressam o desejo de uma assistência à saúde que considere suas singularidades e lhes ofereça aparatos sociais. Considerações finais este estudo traz contribuições para a prática, o ensino da saúde e a Enfermagem em Saúde Coletiva quanto ao planejamento e provisão do cuidado à população em situação de rua, a partir de suas expectativas e modos de vida, considerados ferramentas para viabilizar respostas às necessidades em saúde desse grupo social.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva