Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational intervention for collecting sputum for tuberculosis: a quasi-experimental study / Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental / Intervención educativa para recolección de esputo de la tuberculosis: un estudio casi experimental

Sicsú, Amélia Nunes; Salem, Julia Ignez; Fujimoto, Luciana Botinelly Mendonça; Gonzales, Roxana Isabel Cardozo; Cardoso, Maria do Socorro de Lucena; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. latinoam. enferm. (Online); 24: e2703, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-960929

RESUMO OBJETIVO:

avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente.

MÉTODOS:

estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo.

RESULTADOS:

participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa.

CONCLUSÃO:

comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva