Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde / Conciencia epistemológico de los profesores de la área de salud / Epistemological world awareness of healthcare faculty

Canever, Bruna Pedroso; Prado, Marta Lenise do; Gomes, Diana Coelho; Jesus, Bruna Helena de.
Rev. gaúch. enferm; 37(3): e53811, 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-960742
RESUMO Objetivo Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde. Métodos Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo. Resultados Emergiu uma categoria Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde. Conclusões Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva