Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Oficiais enfermeiras da marinha: da inserção no campo militar à conquista da primeira promoção / Female nursing officers in the navy: from entry into the military to first promotion / Oficiales enfermeras de marina: de la inserción en el campo militar a la conquista de la primera promoción

Orichio, Ana Paula Carvalho; Peres, Maria Angélica de Almeida; Costa, Laís de Miranda Crispim; Filho, Antonio José de Almeida; Santos, Tânia Cristina Franco.
Rev. enferm. UERJ; 24(6): e18117, nov.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-960693

OBJETIVO:

descrever a inserção de oficiais enfermeiras no Hospital Naval Marcílio Dias e analisar as estratégias empreendidas para o reconhecimento de seu capital militar e profissional.

MÉTODO:

estudo histórico-social, cujas fontes foram documentos escritos e entrevistas com enfermeiras da primeira turma, períodoque 1981-1984. Os dados foram organizados, classificados e analisados conforme o método histórico, à luz dos conceitos de habitus e campo, de Pierre Bourdieu. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Anna Nery, com protocolo nº 105/2009.

RESULTADOS:

evidenciou-se que a presença inédita de oficiais enfermeiras em hospital militar ensejou a reclassificação das posições de poder, uma vez que estas enfermeiras militares substituíram as civis no comando da enfermagem.

CONCLUSÃO:

a entrada de mulheres em um espaço masculino reafirmou as relações de desigualdade, mediante a violência simbólica legitimada pelos diferentes capitais, o que ensejou lutas simbólicas entre as oficiais enfermeiras e os demais agentes pelo reconhecimento profissional.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva