Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation, reliability and operational equivalency of the nutritional screening method "Determine The Nutritional Health Of The Elderly" / Validação, confiabilidade e equivalência operacional do método de triagem nutricional "Verifique a condição nutricional do idoso"

Roediger, Manuela de Almeida; Marucci, Maria de Fátima Nunes; Latorre, Maria do Rosário Dias de Oliveira; Hearst, Norman; Oliveira, Cesar Messias de; Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online); 21(3): 272-282, May-June 2018. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-958913

OBJETIVO:

Analisar a confiablidade, a validade e a equivalência operacional do método de triagem nutricional "Verifique a condição nutricional do idoso".

MÉTODO:

Este estudo foi realizado com subamostra de 174 idosos do Estudo Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE). O método "Verifique a condição nutricional do idoso", consiste de 10 perguntas, que classifica os indivíduos, segundo risco nutricional. Adotou-se a antropometria e indicadores nutricionais, como medidas padrão-ouro para comparação com os valores desse método. A confiabilidade foi verificada pelo teste de McNemar e gráficos de Bland Altman, a validade do tipo discriminante foi avaliada por meio do teste Mann-Whitney e a equivalência operacional do método foi identificada pelos dados referentes à duração de realização do método e pelo grau de entendimento do mesmo pela escala Likert (entre 1 e 5).

RESULTADOS:

Dos 174 idosos entrevistados, 63,8% eram mulheres e 52,3% eram do grupo etário de 60 a 74 anos. Constatou-se que 43,1% e 33,3% dos indivíduos apresentavam risco nutricional moderado e alto, respectivamente, sendo maior a prevalência de risco nutricional alto nas mulheres (33,3%) e naqueles do grupo de 60 a 74 anos (43,4%). O método analisado apresentou resultados satisfatórios para confiabilidade e validade discriminante. A duração média de realização do método foi de aproximadamente sete minutos e nota média geral de entendimento foi de 4,8.

CONCLUSÃO:

O método estudado pode ser utilizado em estudos epidemiológicos e clínicos, por profissionais de saúde, para identificar a presença de risco nutricional em idosos domiciliados.
Biblioteca responsável: BR1421.1
Selo DaSilva