Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O tratamento diretamente observado da tuberculose na opinião de profissionais de saúde / Health personnel's views of directly observed treatment of tuberculosis / El tratamiento de tuberculosis directamente observado desde el punto de vista de profesionales de la salud

Cecilio, Hellen Pollyanna Mantelo; Marcon, Sonia Silva.
Rev. enferm. UERJ; 24(1): e8425, jan.-fev. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-947071

OBJETIVO:

conhecer a opinião dos profissionais de saúde sobre o tratamento diretamente observado da tuberculose.

MÉTODO:

estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado com enfermeiros e médicos que atuam na atenção primária em 15 municípios que integram a 15ª Regional de Saúde do Paraná. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se análise de conteúdo, o que deu origem à categoria Tratamento diretamente observado: potencialidades e fragilidades. Foram entrevistados 20 enfermeiros e 10 médicos que atuam em ações de controle da tuberculose.

RESULTADOS:

embora o tratamento diretamente observado não esteja implantado em todos os municípios, devido ao baixo número de casos, os profissionais reconhecem sua importância. Contudo, existem dificuldades para a implementação dessa estratégia, como a falta de tempo, de recursos humanos e de transporte.

CONCLUSÃO:

neste sentido, é imprescindível a melhoria da organização e oferta de serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva