Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lúcia Esther Duque Moliterno: conhecendo a história de vida de uma militante da enfermagem / Lúcia Esther Duque Moliterno: knowing the life story of a militant nurse / Lúcia Esther Duque Moliterno: conocer la historia de vida de un militante de enfermería

Almeida, Deybson Borba de; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Queiros, Paulo Joaquim Pina; Freitas, Genival Fernandes de; Almeida, Igor Ferreira Borba de.
Rev. enferm. UERJ; 25: [e13345], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-915701

OBJETIVO:

analisar a trajetória de vida de uma enfermeira militante.

MÉTODO:

trata-se de uma pesquisa histórica, com abordagem qualitativa, tendo sido aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE: 28775614.2.0000.5531. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista semiestruturada a uma expoente da enfermagem brasileira. Para tratamento de dados, adotou-se a análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

seu percurso, da década de 80 aos dias atuais, é permeado por engajamento em diversos campos: estudantil, ocupacional e sindical, mobilizado pela identidade profissional. Compreende-se que os sindicatos são uma forma de representação profissional, entendidos como importantes organismos sociais.

CONCLUSÃO:

destacam-se a centralidade da militância política e a importância de estudos que abordem a alienação e a identidade profissional do enfermeiro, imprescindíveis para a valorização e reconhecimento profissional, com consequências para o cuidado em enfermagem mais ético, autônomo e cidadão.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva