Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil alimentar de pacientes internados por queimaduras em hospital público especializado / Food profile of a specialized public hospital for patients injured by burns

Silva, Jaqueline Pereira; Colombo-Souza, Patrícia.
Rev. bras. queimaduras; 16(1): 3-9, jan.-mar. 2017. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-915021

Objetivos:

Descrever e analisar o perfil alimentar de pacientes internados por diferentes graus de queimaduras em hospital público especializado.

Método:

Estudo descritivo, exploratório e longitudinal, com amostra de 30 pacientes internados em hospital de referência em São Paulo no período de abril a setembro de 2016, com idade superior a 18 anos e utilizando dieta via oral. As variáveis estudadas foram idade, gênero, percentual de área queimada, agente causador e tipo da queimadura, tempo de internação, Índice de Massa Corporal (IMC), consumo alimentar calórico/proteico, bem como a diferença entre a necessidade e a ingesta, além da análise qualitativa dos grupos alimentares. Utilizou-se estatística descritiva para os dados quantitativos e inferencial, Teste de Mann-Whitney e Qui-Quadrado, para comparação dos grupos de queimaduras (isolada vs. mistas), com nível de significância de 95%.

Resultados:

Houve predominância do gênero masculino (80%), idade média de 39,1 anos, com 60% apresentando queimaduras isoladas e 40% mistas. Observou-se homogeneidade quanto às seguintes variáveis gênero, idade, IMC e tempo de internação. Comparando-se as médias dos valores das necessidades do paciente menos a quantidade ofertada de calorias (p=0,432) e proteínas (p=0,432), observou-se conduta semelhante entre os grupos e a manutenção da oferta calórica e proteica durante o período de internação. O consumo qualitativo inadequado foi prevalente no grupo de queimaduras isoladas em relação às mistas (p=0,794)

Conclusão:

Verificou-se adequação do perfil alimentar dos pacientes, demonstrando cuidado em atingir o aporte proteico e calórico com o intuito de suprir as demandas aumentadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva