Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados das experiências corporais de pessoas com tuberculose pulmonar: a construção de uma nova identidade / Significados de las experiencias corporales de personas con tuberculosis pulmonar: la construcción de una nueva identidad / Meanings of the corporeal experiences of people with pulmonary tuberculosis: the construction of a new identity

Jung, Bianca Contreira de; Zillmer, Juliana Graciela Vestena; Cunha, Fátima Teresinha Scarparo; Gonzales, Roxana Isabel Cardozo.
Texto & contexto enferm; 27(2): e2030016, 2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-904456

RESUMO OBJETIVO:

compreender os significados das experiências corporais de pessoas em tratamento para tuberculose pulmonar.

MÉTODO:

pesquisa qualitativa, realizada no município de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se o referencial teórico da Antropologia em Saúde de Byron Good. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez pessoas na segunda fase de tratamento para a tuberculose, em seus domicílios, entre abril e maio de 2015. Para a análise dos dados empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática.

RESULTADOS:

apreenderam-se duas categorias: O corpo sinalizador da doença que se revela na presença de sintomas (febre, emagrecimento, fraqueza) e O corpo doente que manifesta sofrimento, temor, estigma e afastamento.

CONCLUSÃO:

a presença da tuberculose no corpo é capaz de gerar apreensão, rompimento das atividades de lazer e trabalho, afastamento do convívio familiar e social. É essencial desenvolver um olhar para o cuidado, compreender as necessidades singulares de quem vive o adoecimento, valorizar a sua história de vida e a sua subjetividade.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva