Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Critical defining characteristics for nursing diagnosis about ineffective breastfeeding / Características determinantes cruciales para el diagnóstico de enfermería acerca de la lactancia ineficaz / Características definidoras críticas para o diagnóstico de enfermagem acerca da amamentação ineficaz

Alvarenga, Sandra Cristina de; Castro, Denise Silveira de; Leite, Franciéle Marabotti Costa; Garcia, Telma Ribeiro; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Primo, Cândida Caniçali.
Rev. bras. enferm; 71(2): 314-321, Mar.-Apr. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898449

RESUMO OBJETIVO:

Investigar as medidas de acurácia diagnóstica de enfermagem e propor um modelo para uso de características definidoras no julgamento do diagnóstico de enfermagem de amamentação ineficaz.

MÉTODO:

Estudo transversal, com amostra de 73 binômios mãe-filho internados na Maternidade de um Hospital Universitário no período de julho a agosto de 2014.

RESULTADOS:

A prevalência do diagnóstico foi de 58,9%. As características que melhor atenderam ao modelo de regressão logística foram: descontinuidade da sucção da mama; incapacidade do lactente de apreender a região aréolo-mamilar corretamente; ocorrência de choro do lactente na primeira hora após a amamentação e suprimento de leite inadequado percebido.

CONCLUSÃO:

O processo de amamentação é dinâmico; o julgamento diagnóstico pode sofrer modificações conforme o tempo em que o dado é coletado; as características definidoras são melhores preditoras se associadas com modelos e regras de utilização.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva