Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A prática do aleitamento materno e os fatores que levam ao desmame precoce: uma revisão integrativa / The practice of breastfeeding and the factors that take to early weaning: an integrating review

Lima, Ariana Passos Cavalcante; Nascimento, Davi da Silva; Martins, Maísa Mônica Flores.
J. Health Biol. Sci. (Online); 6(2)02/04/2018. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882742

Introdução:

o aleitamento materno exclusivo é a melhor fonte de alimentação e proteção do bebê até o sexto de mês de vida, não necessitando de nenhum outro tipo de alimento ou líquido.

Objetivo:

identificar os fatores que interferem na prática do aleitamento materno e analisar os motivos que levam ao desmane precoce.

Método:

trata-se de um artigo de revisão integrativa da literatura mediante os descritores aleitamento materno, lactente e desmame precoce, com um recorte temporal de 2012 a 2016.

Resultados:

entre os fatores que dificultam a prática do aleitamento materno destacam-se leite fraco/insuficiente, pouco incentivo dos profissionais de saúde para a prática de aleitamento materno exclusivo, falta de conhecimento da mãe sobre a importância do aleitamento materno. Já entre os fatores causadores do desmame precoce, destacam-se uso de chupeta, volta ao trabalho ou ao estudo, trauma mamilar e dor, baixo nível de escolaridade da genitora, e o aumento da idade da criança. Considerações finais faz-se necessário o fomento da prática do aleitamento materno, a fim de promover resultados que possam contribuir para a prevenção de agravos e a promoção de saúde do binômio mãe e filho.
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva