Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação laboratorial de micobactérias em amostras respiratórias de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) / Laboratory identification of mycobacteria from respiratory samples of patients with suspected pulmonary tuberculosis in samples isolated at the Central Laboratory of Public Health of the Federal District (LACEN-DF)

Oliveira, Gabriel da Silva; Lima, Glaura Regina de Castro e Caldo; Silva, Joaquim Xavier da; Naves, Janeth de Oliveira Silva; Filho, Carlos Maximiliano do Rêgo Monteiro.
J. Health Biol. Sci. (Online); 4(3): 187-192, jul-set/2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876855

INTRODUÇÃO:

O diagnóstico rápido e preciso da tuberculose (TB) e o início precoce do tratamento são fatores de grande importância para reduzir e minimizar o risco de contágio pelo Mycobacterium tuberculosis. Nesse contexto, as principais metodologias empregadas no Brasil para o diagnóstico da TB são os testes de baciloscopia e de cultura.

OBJETIVO:

O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados de três técnicas laboratoriais para o diagnóstico da TB pulmonar.

MÉTODOS:

Foram analisados dados de baciloscopias e culturas de 10.418 prontuários de pacientes de ambos os sexos, diferentes idades e locais de residência, no período de janeiro de 2011 a junho de 2014.

RESULTADOS:

Foram analisados os prontuários de 284 pacientes com resultado positivo para o Complexo Mycobacterium Tuberculosis (CMTB). Dos 284 pacientes positivos para o CMTB, 210 apresentaram BAAR positivos (73,9%) e 74 negativos (26,1%). Nos cultivos em meio LJ, 255 amostras foram positivas (89,7%) e 29 negativas (10,3%), enquanto no meio de cultivo líquido Bactec MGIT® a positividade foi de 276 (97,1%) e 8 negativas (2,9 %).

CONCLUSÕES:

Observou-se que a identificação de BAAR em exame direto continua a ser de suma importância no diagnóstico precoce da TB. Os métodos de cultura, principalmente o sistema Bactec-MGIT®, mostraram neste estudo um incremento de 23,2% no diagnóstico da TB pulmonar. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva