Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade infantil: avaliação do programa rede mãe paranaense em regional de saúde do paraná / Mortalidad infantil: evaluación del programa rede mãe paranaense en regional de salud de paraná / Child mortality: assessment of the rede mãe paranaense program at a regional health district in the state of parana

Netto, Amanda; da Silva, Rosane Meire Munhak; Santos, Marieta Fernandes; Tacla, Mauren Teresa Grubisich Mendes; Caldeira, Sebastião; Brischiliari, Sheila Cristina Rocha.
Cogitare enferm; 22(1): 01-08, jan.-mar.2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-859572
Objetivou-se analisar a mortalidade infantil em uma regional de saúde do estado do Paraná, antes e após a implantação do programa Rede Mãe Paranaense. Utilizou-se o método descritivo, retrospectivo com dados secundários dos Sistemas de Informação da Secretaria de Saúde do Estado, com dados de crianças menores de 1 ano e causas de óbitos, entre 2009 e 2014. Observou-se que no período neonatal precoce, houve aumento para o porte populacional entre 15.000 e 50.000 de 31% para 36% óbitos pós-implantação. Apesar da implantação do programa visando à melhoria da atenção à saúde da mulher na gestação, parto e ao recém-nascido, os óbitos evitáveis mantiveram-se elevados, 63% pré-implantação e 51% pós­implantação. Os resultados não evidenciaram redução significativa na mortalidade infantil após a implantação do programa, porém, sua implantação ainda é recente sendo necessário maior tempo para adequações dos municípios em relação ao programa e investimentos nas capacitações dos profissionais envolvidos (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9
Selo DaSilva