Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo comparativo da atividade antimicrobiana "in vivo" de seis antissépticos bucais sobre a microbiota da saliva / A comparative in vitro study of antimicrobial activity of six commercial mouthwashes against salivary bacteria

Uzeda, Milton de; Magalhães, Fernando Antonio da Cunha; Colombo, Ana Paula Vieira; Lima, Kenio Costa.
Rev. Ciênc. Plur; 1(1): 15-21, 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-859250

Introdução:

Soluções de antissépticos bucais podem desempenhar importante papel no controle químico do biofilme dentário. No entanto, os procedimentos de controle de qualidade relacionados com a atividade antimicrobiana destes enxaguatórios contra bactérias da cavidade oral não são bem divulgados.

Objetivo:

Avaliar a atividade antimicrobiana in vivo de seis soluções de antissépticos bucais disponíveis no mercado brasileiro, empregadas como enxaguatórios contra bactérias da saliva humana. Material e

métodos:

Um estudo in vivo foi desenvolvido com indivíduos voluntários (8 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, variando de 18 a 63 anos de idade ), independente do estado de saúde bucal. Os seguintes produtos comerciais foram testados durante 2 horas após um único procedimento de bochecho 1) Plax®, 2) Listerine®, 3) Periogard®, 4) Cepacol®, 5) Sanifill Premium® e 6) Oral B®.Os resultados foram analisados pelo teste de ANOVA de medidas repetidas e ANOVA one-way com um nível de significância de 5%.

Resultados:

Houve diferença significativa (p <0,05) observada na diminuição da carga microbiana para Plax® entre o início (antes anti-séptico bucal) e imediatamente após o bochecho (T0); para Periogard® entre os valores iniciais e T60 (60 minutos após o bochecho), na linha de base e T120 (120 minutos após o bochecho) e B® Oral entre os valores iniciais e T-30 (30 minutos após o bochecho). Periogard® apresentou a maior redução da carga microbiana salivares.

Conclusão:

Dos seis bochechos testados, Plax®, Oral B® e Periogard ® apresentou atividade antibacteriana imediata. Periogard® foi o anti-séptico bucal que mostrou a atividade mais prolongada contra bactérias anaeróbias salivares (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva