Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Knowledge of pediatricians and the importance of interdisciplinarity in attention to oral health in early childhood / Conhecimento de médicos pediatras e a importância da interdisciplinaridade na atenção em saúde bucal na primeira infância

Emmi, Danielle Tupinambá; Lima, Aline Fernandes Melo Ribeiro; Lemos, Ana Júlia Vieira de; Silva, Conceição de Maria Sales da.
Acta sci., Health sci; 39(1): 115-122, jan.-jun. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-846531
O objetivo deste estudo foi avaliar os conhecimentos de médicos pediatras para integralidade da atenção em saúde bucal na primeira infância. Realizou-se um estudo transversal, com amostra constituída por 70 médicos, atuantes nos serviços público e privado, na cidade de Belém, Pará. Os dados foram coletados por meio de questionário com abordagens sobre o perfil do profissional; o conhecimento em saúde bucal da criança; o uso do flúor e a autopercepção do conhecimento de saúde bucal. Executou-se análise descritiva dos dados e para associação entre variáveis utilizou-se o teste do Qui-Quadrado, com p=0,05. A idade média dos entrevistados foi de 41 anos. A maioria dos profissionais pertencia ao sexo feminino (88,57%) e apresentava mais de 20 anos de experiência profissional (38,57%). Em geral, a maioria dos pediatras respondeu de forma satisfatória as perguntas relacionadas ao conhecimento sobre saúde bucal da criança. Entretanto, quando questionados a respeito dos conhecimentos sobre o uso do flúor, a maioria dos profissionais (92,86%) apresentou conhecimento desatualizado, podendo resultar em condutas inadequadas. Concluiu-se que a maioria dos pediatras possui conhecimento sobre promoção de saúde bucal, porém alguns conceitos e condutas necessitam ser atualizados, principalmente quanto à importância dos fluoretos no controle da cárie dentária.
Biblioteca responsável: BR513.2
Selo DaSilva