Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The family in face of the elderly's reality of living alone / La familia delante la realidad del anciano que vive solo / A família frente a realidade do idoso de morar sozinho

Perseguino, Marcelo Geovane; Horta, Ana Lucia de Moraes; Ribeiro, Circéa Amalia.
Rev. bras. enferm; 70(2): 235-241, Mar.-Apr. 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-843643
RESUMO

Objetivo:

compreender a dinamica familiar frente a realidade do idoso de morar sozinho.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, com referencial teórico do Interacionismo Simbólico e que envolveu entrevistas com famílias. Os dados foram analisados por análise temática.

Resultados:

seis famílias participaram do estudo. A análise de discurso originou as seguintes categorias A família se organizando ao processo de morar sozinho após os 80 anos; A família respeitando as suas tomadas de decisão; A família vivenciando a liberdade do morar sozinho.

Conclusão:

neste estudo foi possível identificar que a possibilidade de morar sozinho é facilitada pelo preparo e acordos da família durante o ciclo vital familiar, levando à sensação de liberdade e qualidade de vida de todos os membros. A enfermagem, como ciência responsável pela elaboração de estratégias de cuidado, deve trabalhar junto às famílias auxiliando no planejamento de planos assistenciais baseados na realidade social familiar individual.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva