Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A discursividade do sujeito sobre sentimentos associados ao enfrentamento da tuberculose / The discourse of individuals on feelings associated with coping with tuberculosis / Discursividad del sujeto sobre sentimientos asociados al afrontamiento de la tuberculosis

Oliveira, Luana Carla Santana; Nogueira, Jordana de Almeida; Sá, Lenilde Duarte de; Palha, Pedro Fredemir; Silva, Cybelle Alves da; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. eletrônica enferm; 17(1): 12-20, 20153101. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-832390
Objetivou-se compreender como os sentimentos do sujeito influenciam o enfrentamento da tuberculose. Estudo qualitativo realizado com nove indivíduos em tratamento de tuberculose, residentes em município portuário do Brasil. Na produção do material empírico, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada e, como referencial teórico-analítico, a análise de discurso de matriz francesa. Os resultados mostraram que aspectos culturais e sociais influenciaram o enfrentamento da doença e determinaram a busca por cuidados e a adesão terapêutica. A automedicação, o estigma, o sentimento de medo frente à gravidade da doença, a deficiência dos profissionais para suspeição e diagnóstico contribuíram para a busca tardia do serviço de saúde. O tratamento prolongado, a ocorrência de reações adversas e a percepção precoce de cura fragilizaram a adesão ao tratamento. Reconhecer que a busca por cuidados varia segundo as singularidades dos sujeitos, confere direcionalidade à formulação de estratégias eficazes e de mudanças nas ações de controle da tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1854.9
Selo DaSilva