Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da autoeficácia na amamentação de puérperas / Evaluation of breastfeeding self-efficacy in postpartum women

Souza, Maressa Lo Bianco; Santos, Thiago Pereira; Alves, Odelle Mourão; Leite, Franciele Marabotti Costa; Lima, Eliane de Fatima Almeida; Caniçali Primo, Cândida.
Enferm. foco (Brasília); 11(1): 153-157, jun. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1103018

Objetivo:

avaliar o nível de autoeficácia na amamentação de puérperas.

Método:

estudo epidemiológico, realizado em um hospital público do município de Vitória, ES, com 214 puérperas. Utilizou-se um formulário com dados sociodemográficos e clínicos e para avaliação da autoeficácia para amamentação (Breastfeeding Self-Efficacy Scale ­ Short Form) e do nível de ansiedade (Inventário de Ansiedade Traço-Estado).

Resultados:

houve predomínio de mulheres na faixa etária de 20 a 34 anos, com ensino médio completo, casadas, renda familiar baixa, sem atividade remunerada e 67% tiveram parto cesárea. As puérperas apresentaram traço-estado de média ansiedade e níveis de autoeficácia média ou alta. Houve associação significativa da autoeficácia na amamentação com as variáveis possuir companheiro, ter amamentado anteriormente por no mínimo seis meses e apresentar médio e alto estado de ansiedade.

Conclusão:

a avaliação da autoeficácia na amamentação na maternidade pode representar uma estratégia para o enfermeiro realizar ações de promoção e apoio a amamentação. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva