Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento da tuberculose na estratégia saúde da família: olhar do profissional / Tuberculosis treatment in the family health strategy: the professional's view

Linhares, Shirley Ribeiro dos Santos; Paz, Elisabete Pimenta Araújo.
Enferm. foco (Brasília); 10(5): 179-184, 20190000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1097706

Objetivos:

compreender o cotidiano assistencial dos profissionais de saúde referentes aos cuidados ofertados durante o tratamento da tuberculose.

Método:

Pesquisa fenomenológica, realizada com 52 profissionais de saúde em unidades de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas a luz da hermenêutica heideggeriana.

Resultados:

A análise revelou que no encontro assistencial reside a possibilidade dos profissionais de saúde ultrapassarem o modo de ser indiferente dos serviços, para oferecerem um cuidado autêntico que reconheça o outro no difícil transcurso da doença para a cura.

Conclusão:

Faz-se necessário conciliar o conhecimento técnico-científico que objetiva o sucesso do tratamento da tuberculose com as dimensões subjetivas dos que apresentam a doença, pois reside no diálogo com o outro a possibilidade de superar as dificuldades comuns de quem cuida e de quem precisa restabelecer a saúde e o ritmo da vida. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva