Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discourse of psychoactive substance dependents on their discursively constructed image / Discurso de los dependientes de sustancias psicoactivas sobre su imagen construida discursivamente / Discursos de dependentes de substâncias psicoativas sobre sua imagem discursivamente construída

Zerbetto, Sonia Regina; Acorinte, Ana Carolina; Alecrim, Tatiana Ferraz de Araújo; Protti-Zanatta, Simone Teresinha; Gonçalves, Angélica Martins de Souza; Campos, Claudinei José Gomes.
Rev. bras. enferm; 73(1): e20180196, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1057773
RESUMO

Objetivo:

analisar o discurso do usuário de substâncias psicoativas em tratamento sobre a imagem que ele tem de si mesmo enquanto sujeito dependente de drogas, dos outros dependentes e da posição-social assumida por ele.

Método:

estudo qualitativo, realizado em março e setembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada e desenhos, baseado no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Participaram 12 dependentes de drogas em tratamento no serviço substitutivo ao manicômio.

Resultados:

As imagens que o dependente de substâncias psicoativas tem de si e do dependente químico estão associadas com a imagem negativa, diabólica, transgressora, de doente e socialmente excluído.Considerações finais Os efeitos de sentido ideologicamente produzidos pelos discursos dos usuários reproduzem o modelo biológico e moral. Os profissionais de saúde, inclusive o enfermeiro, necessitam investir em discursos que abordem o modelo psicossocial, para desmitificar esta imagem estigmatizante e modificar sua prática no âmbito de seu trabalho.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva