Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da prática de Enfermagem na segurança do paciente oncológico / Nursing evaluation on the safety of the oncological

Negrão, Sara Maria da Costa; Conceição, Mayara Nicodemos da; Mendes, Manoel Junior Ferreira; Araujo, Jeferson Santos; Pimentel, Ingrid Magali de Souza; Santana, Mary Elizabeth de.
Enferm. foco (Brasília); 10(4): 136-142, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1052821

Objetivo:

Avaliar as práticas adotadas por enfermeiros para a segurança dos pacientes oncológicos.

Metodologia:

Estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa, utilizando questionário "Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais" (HSOPSC) da "Agency Healthcare Research and Quality". A pesquisa foi realizada em um hospital público de referência em atendimento oncológico em Belém-Pará.

Resultados:

Foram entrevistados 51(43,1%) profissionais de enfermagem, os quais consideram a segurança do paciente como muito boa ou excelente, sendo que os mesmos profissionais não relataram nenhuma notificação. Discussão É possível detectar contradições nas respostas dos profissionais ao realizar a análise das variáveis abordadas na pesquisa. Além disso, não houve relato das ações adotadas pela enfermagem após a notificação de cada adversidade.

Conclusão:

A cultura de segurança ainda não se encontra no padrão ideal, sendo necessária a realização de educação permanente e avaliação frequente dos serviços prestados referentes à segurança do paciente oncológico. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva