Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do potencial antimicrobiano profilático de enxaguatórios bucais contendo em sua formulação clorexidina e óleos essenciais / Evaluation of the prophylactic antimicrobial potential of mouthwashes containg in their formulation chlorhexidine and essential oils

Soares, Ana Keila; Bonvini, Brenda; Fukushigue, Claudia Yoshime.
Rev. Salusvita (Online); 38(1): 87-96, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1051044

Introdução:

os enxaguatórios representam o meio mais simples para a veiculação de substâncias antissépticas, sendo uma mistura do componente ativo, água, álcool, surfactantes, umectantes e flavorizantes.

Objetivo:

este trabalho avaliou, a curto prazo, o potencial antimicrobiano e profilático de enxaguatórios bucais contendo em sua formulação clorexidina e óleos essenciais.

Métodos:

foram selecionados, de forma aleatória, vinte pacientes adultos submetidos a diversos tratamentos na Clínica Integrada do Curso de Odontologia da UNIVALI, os quais posteriormente foram divididos em dois grupos (Grupo A submetido à profilaxia com Periogard® e grupo B com Listerine®). Nos dois grupos, anteriormente à profilaxia, foi retirada uma amostra controle proveniente da parte interna da bochecha direita e a seguir realizada a profilaxia com 15 ml do enxaguatório correspondente ao seu grupo, por um período de 1 minuto. Após 5 minutos, foi realizada a coleta de uma nova amostra, da bochecha esquerda, fazendo-se 3 esfregaços com Swab estéril. As amostras foram depositadas em tubo de rosca com salina estéril e encaminhadas para o laboratório de Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UNIVALI). Para análise, as amostras foram agitadas por 2 minutos em Vortex e em seguida as soluções foram semeadas em duplicata, em placas com meio de cultura Agar Mueller Hinton (Oxoid) para contagem de células bacterianas. Resultados e Discussão após análise dos resultados, pôde-se observar que o os enxaguatórios Listerine® e Periogard® apresentaram eficiência em 80,9% e 95,9% das bactérias de seus grupos, respectivamente.

Conclusão:

conclui-se que os enxaguatórios analisados apresentaram capacidade de redução do percentual inicial de bactérias. Comparando-se os resultados encontrados, percebeu-se que o enxaguatório contendo clorexidina 0,12% apresentou-se mais eficiente.
Biblioteca responsável: BR36.1
Selo DaSilva